5 passos para não errar na vistoria do seu apartamento

O tão sonhado momento chegou! Você comprou o seu apartamento na planta e agora, finalmente poderá fazer a vistoria antes da entrega das chaves. Mas você sabe o que deve ser observado nessa vistoria?

Nesse artigo você aprenderá, em 5 passos, como realizar a vistoria no seu imóvel e não deixar nada passar desapercebido.

Passo 1: Não tenha pressa!

Aline Fonseca

Separe um tempo na sua agenda para realizar a vistoria com calma. Geralmente as construtoras marcam vários proprietários para fazer vistoria em um mesmo dia, por tanto, pode ser que você tenha que esperar um pouco até chegar sua vez.

Passo 2: Leve alguém para te ajudar

Aline Fonseca

Vistoria não é passeio! Leve alguém que possa te ajudar a conferir tudo, seja um outro morador ou algum profissional qualificado para isso. Sim, você pode contratar um arquiteto para te acompanhar na vistoria!

Procure não levar crianças e outros parentes. Não se preocupe, em breve você receberá as chaves e todos poderão ver o seu novo lar.

Passo 3: Separe os materiais necessários

Para um melhor resultado na hora de conferir tudo, tenha em mãos:

  • Planta e memorial descritivo do apartamento;
  • Trena;
  • Nível;
  • Um balde ou uma garrafa com água;
  • Câmera ou celular para fotografar;
  • Papel e caneta para anotações.

Passo 4: Analise cada item com cuidado

As vistorias são realizadas para verificar possíveis vícios aparentes no imóvel. Não assine nada antes de conferir cada um desses itens:

Memorial descritivo e planta – Verifique se os elementos descritos no memorial descritivo fornecido pela construtora estão instalados e confira se a divisão dos ambientes confere com a planta;

Aline Fonseca

Paredes – Verifique o acabamento da pintura, veja se não há rachaduras ou manchas de infiltração;

Revestimentos – Veja se os revestimentos estão bem instalados, se não estão ocos e se não há diferença de cor entre eles. Não esqueça de conferir os rodapés e a junção entre revestimentos diferentes;

Portas e janelas – Abra e feche todas as portas e janelas, confira os trincos, acabamentos e vidros;

Tomadas e interruptores – Teste todos os interruptores e verifique se não há imperfeições nos espelhos. A maioria das construtoras entrega o apartamento sem a ligação elétrica, portanto, vícios relacionados ao funcionamento das tomadas não serão verificados nesse momento.

Aline Fonseca

Instalações hidráulicas – Abra todos os registros e torneiras para verificar a pressão da água e identificar possíveis vazamentos. Teste também as descargas e verifique os sifões.

Caimento dos ralos – Para verificar se o caimento da água está correto, utilize um balde ou garrafa e jogue água nos quatro cantos, observando se ela está indo para a direção dos ralos.

Aline Fonseca
Aline Fonseca

Medidas – Caso algum lugar esteja parecendo diferente da medida correta, confira com a trena. Vale também conferir alguns níveis, como dos peitoris das janelas, acabamento das paredes e das pedras instaladas;

Tire fotos – Se for necessário fazer alguma correção, tire foto do local para conferir depois.

Passo 5: Assinar a ata

Aline Fonseca

Se tudo estiver certo, basta assinar o documento da construtora. Mas se algum desses itens não estiver de acordo, esse é o momento de solicitar as correções. Nesse caso, será necessário nova visita para verificar se essas correções foram feitas.

Agora que você já sabe como fazer a vistoria do seu apartamento, não vai querer esquecer nenhum item não é mesmo? Por isso preparamos um checklist exclusivo para você! Clique aqui e separe o seu!

5 passos para não errar na vistoria do seu apartamento Read More »